O que você vai encontrar aqui:
ToggleSerá que é possível estar ao mesmo tempo em todos lugares que queremos? Bom, já sabemos, graças à ciência, que “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo”, mas será que é possível nos dividirmos em mil para dar conta de estarmos em todos os locais onde precisam de nós?
Bom, a pergunta é retórica, certo? Fica muito claro que não – não é possível.
Vivemos uma época em que o tempo sempre parece escasso e as atividades parecem requerer mais de nós do que esperávamos. O dia? Olha… Facilitaria muito se ele tivesse mais do que 24h, só pra começar.
Saiba que isso é recorrente para todos os profissionais – imagine só para uma médica obstetra.
Estar disponível = estar acessível aos pacientes que mais precisam.
Quando falamos de parto humanizado, falamos de imprevisibilidade esperada. Ainda assim, como obstetras, nós nos organizamos para acompanhar esse parto no dia e na hora que ele acontecer – no ritmo do bebê e da mãe.
Escolher uma equipe humanizada traz esse pacote completo – o diferencial de estarmos disponíveis quando o seu parto acontecer de fato. Nós nos disponibilizamos para estar ao lado de nossas pacientes em qualquer momento ou dia.
Claro que isso evidencia nosso maior valor: respeitar a fisiologia do parto e, especialmente, os bebês que precisam do tempo deles para nascer.
Sendo assim, é essencial que nos disponibilizemos para que eles possam chegar no dia em que estiverem prontos para nascer ou no dia que tiverem a necessidade de nascer (em casos de urgência, por exemplo). Afinal, cesarianas eletivas também podem ser humanizadas.
É preciso estarmos abertas ao inesperado.
O fato é que algumas consultas precisarão ser remarcadas. Tentamos, na medida do possível, equilibrar a rotina entre partos e consultórios, mas, eventualmente, acontece de precisarmos desmarcar a agenda do dia para atendermos uma mamãe.
Uma vez que, como eu disse, lidamos com a imprevisibilidade pelo bem da humanização e como forma única de priorizar a saúde da mãe e do bebê, pode acontecer da consulta de outras pacientes ser desmarcada em cima da hora.
E se a consulta for extremamente necessária e ela for desmarcada?
Uma boa equipe humanizada conhece todos os casos e todas as pacientes. Sabemos quais tem mais potencial de prioridade em determinado momento e quais ainda estão na jornada da gestação mais “calma” e estável. Porém, é claro que imprevistos acontecem.
Em geral, existem alguns elementos que são passíveis de serem organizados para que eu possa minimizar a falta de assistência que todas as pacientes precisam. Esses elementos servem também para você ter em mente ao contratar uma equipe humanizada para o seu parto.
Itens importantes a considerar:
- Ter o contato da equipe humanizada e poder informar qualquer eventualidade prontamente.
- Ter informações sobre seu parto desde a primeira consulta.
- Conhecer as especificidades de seu parto e exames de forma clara desde a primeira consulta.
- Ter acesso a um atendimento de suporte emocional e psicológico, conforme possível, desde o começo da gestação. Isso evita que momentos de ansiedade se tornem maiores do que o normal e prejudiquem a mãe e bebê durante a jornada.
- Ter uma rede de apoio que acompanhe mãe e bebês nas decisões, sempre respeitando a mãe como protagonista de seu processo.
Sabemos que ter sua consulta desmarcada é um incômodo, mas torna-se imprescindível para que a assistência humanizada de todas as pacientes aconteça, inclusive você. Considerando, portanto, esses itens acima, sabemos que problemas podem ser ainda mais minimizados.
A escolha do profissional que nunca desmarca consultas pode dizer muito sobre o tipo de parto que você terá.
Sim, eu sei. Como já disse algumas vezes, a nossa disponibilizada como médicos acaba causando certo desconforto, porém, a alternativa para isso não é agendar cesarianas indiscriminadamente.
Sei que há profissionais de obstetrícia que atuam com cesarianas agendadas como padrão para todas ou quase todas as suas pacientes e tal metodologia permite que eles reservem alguns dias da semana para realização dos partos agendados e outros dias para atendimento em consultório, minimizando desmarcações.
Contudo, esse não é o nosso caso. A prioridade pela humanização é a minha missão e é o valor que eu ofereço a cada paciente que confia em mim ao longo de sua jornada gestacional. Lembre-se: essa disponibilidade faz parte da humanização.
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





