fbpx

Agende sua consulta

Edit Template

Afinal, o que é parto humanizado?

Parto Humanizado é um termo usado para caracterizar um parto em que a mulher recebe uma assistência individualizada cheia de carinho, respeito, acolhimento, empatia e qualidade técnica/médica durante seu parto. 

Um parto em que há o cuidado centrado na mulher, considerando toda a sua integralidade, sua história, seus desejos, seu protagonismo no processo e suas e necessidades.

Entenda como surgiu o termo parto humanizado

⠀O termo surgiu no final dos anos 80 como uma resposta à violência obstétrica e à onda de cesárea eletivas que marcaram a época. 

⠀O parto humanizado independe da via, pode ser uma parto natural (sem anestesia ou intervenções obstétricas), parto normal (na banheira, no banquinho de parto ou na cama do hospital) ou mesmo uma cesariana. 

O termo “Parto Humanizado” não pode ser entendido como um “tipo de parto”. A Humanização do parto tem a ver com a assistência que a equipe vai dar para a mulher na hora do Parto.

⠀Não importa se ele ocorre na cama, na água, em casa, no hospital. 

Em um parto humanizado, a ação é toda da mulher que segue o processo fisiológico do parto, realizando o mínimo de intervenções médicas, sempre levando em consideração a segurança e saúde dela e do bebê. 

Como uma mulher se prepara para um parto humanizado?

⠀O primeiro passo é fazer um bom pré-natal para saber se a saúde da mãe e do bebê estão bem.

⠀Escolher um médico que goste e saiba conduzir um parto desta forma e que tenha afinidade sobre suas escolhas.

A gestante precisa querer um parto humanizado, com todas as suas emoções e desconfortos.

Independentemente se for parto normal ou cesárea ele pode e deve ser humanizado.

Como é feito um parto humanizado?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nascer em um ambiente acolhedor e na hora certa (sinalizada pelo início do trabalho de parto) via de regra é a melhor maneira de vir ao mundo.

⠀Durante esse momento tão importante, a mãe pode escolher se quer receber anestesia, em que posição o parto ocorrerá, quem deseja ter ao lado durante todo o processo, o que comer e beber… Ela inclusive tem o direito de tomar banho e se movimentar.

O parto humanizado tem como propósito proporcionar uma experiência positiva para a mulher, respeitando suas escolhas, suas necessidades, fornecendo todo o apoio médico e emocional.

⠀Todas as técnicas utilizadas em um parto humanizado são baseadas em evidências científicas.

⠀Vou contar aqui resumidamente como faço meus partos humanizados.

⠀Em geral, trabalho com uma equipe multiprofissional que conta comigo, com um outro Médico obstetra de apoio, uma enfermeira obstétrica e com uma doula.

⠀A equipe apoia, acompanha e educa o casal sobre o momento do parto durante todo o pré-natal.

⠀Ao final da gestação, a gestante fica aguardando o início das contrações ritmadas ou mesmo o rompimento da bolsa.

⠀Em geral, nesse momento a gestante contacta sua equipe e a enfermeira obstétrica e sua doula vão ao seu encontro.

⠀A gestante fica em casa, é examinada e fica aguardando até que a dilatação do colo do útero avance um pouquinho mais.

⠀Sua equipe lhe dá o suporte e fornece meios de alívio da dor. Ao perceber o avanço das contrações a equipe conduz a gestante até o hospital para dar continuidade ao trabalho de parto.

⠀Nesse momento sou contactada, chamo o 2° obstetra, e avisamos o hospital para preparar o ambiente para a chegada da mulher.

⠀Um ambiente calmo, com pouca luz, esterilizado e com toda a estrutura: banheira, chuveiro, bola, banquinho de parto e etc.

⠀E ali a mulher fica sendo bem assistida até o nascimento do bebê seja por parto normal ou natural ou por uma cesariana bem indicada e necessária.

⠀É claro que podem existir imprevistos e urgências, mas seja como for, a equipe humanizada estará sempre pronta para ajudar.

⠀Caso a cesariana necessite de ser agendada ou a mulher opte pela cesariana (desde que a escolha seja consciente, entendendo os benefícios e riscos de cada via de parto), também cuidamos para que a mulher tenha todo o suporte emocional e todo apoio.

⠀E você? Gostaria de ter um parto humanizado?

O que NÃO É parto humanizado

É importante dizer que o parto humanizado não é o oposto de uma cesariana. Aliás, o nascimento por métodos naturais também pode ser extremamente desumano em algumas situações.

Para ser humanizado, ele precisa ocorrer com total respeito à mulher e ao bebê, sem nenhum tipo de violência obstétrica. A realização desnecessária da episiotomia durante um parto normal, que é um corte na vagina para facilitar a passagem do bebê, ou a manobra de kristeller, quando o profissional de saúde sobe em cima da mulher para empurrar a barriga, são dois exemplos de atitudes inadequadas.

Às vezes o parto ocorre sem intervenções, mas também sem nenhum tipo de assistência para a mulher. Nesse caso, ele também não é humanizado.

Parto humanizado NÃO É só Parto Normal

O conceito de parto humanizado está erroneamente muito ligado à via vaginal, mas o fato é que parto humanizado não é definido pela via de parto e sim pelo modo como ele é feito.

Nos últimos anos cresceu muito o debate sobre o parto humanizado.

E, infelizmente, por aí encontramos muitas informações deturpadas que distorcem o que ele definitivamente é.

Como vimos, parto humanizado é qualquer tipo de parto independentemente da via ou de onde ele acontece.

O parto humanizado pode ser um parto vaginal ou uma cesariana.

E por mais que exista a crença, é possível sim ter um parto cesárea de maneira humanizada.

O que difere o parto humanizado dos partos tradicionais é que na humanização temos como propósito criar uma experiência positiva para a mulher, respeitando suas escolhas e suas necessidades, fornecendo todo o apoio médico e emocional em qualquer via de parto, em qualquer circunstância.

Então existe cesariana humanizada?

Caso a cesariana seja realmente necessária ou seja a via de parto escolhida, podemos e devemos fazê-la de forma humanizada. 

A cesariana humanizada é o cuidado de se fazer um parto cirúrgico em um ambiente cercado de carinho, respeito e amor à mulher e ao recém-nascido.

⠀A cesariana possui uma técnica cirúrgica bem estabelecida, mas a questão é como ela é realizada. O que define o parto humanizado é o “como”? E não o tipo de parto?

É totalmente possível fazer uma cesariana humanizada, algumas ações que podem ser tomadas:

⠀Colocar a luz mais baixa, com foco para o(a) médico(a), não para o rosto da mulher;

Providenciar a playlist que ela gosta para tocar;

Ter o acompanhante dentro da sala de parto durante todo o tempo do nascimento do bebê;

Quando o bebê nascer, ser possível abaixar o campo da cirurgia para a mamãe ver o nascimento — não necessariamente ver o corte e o sangue, mas a chegada do seu filho;

O pediatra levar o bebê até a mulher logo depois do nascimento, se assim for possível;

Estimular o contato pele a pele, não é porque ela está sendo operada que precisa ficar longe do seu bebê;

Estimular a amamentação na primeira hora de vida: enquanto a mulher está sendo operada, pode ser estimulada a amamentar para que haja a manutenção do vínculo com o bebê na primeira hora de vida”.

Uma cesariana humanizada é aquela em que os cuidados com o bebê também são respeitados, como: a mulher optar por não dar banho no bloco cirúrgico, estar perto dela na maior parte do tempo possível e receber um ambiente acolhedor.

⠀Além disso, é essencial atentar-se à questão das conversas paralelas, respeitando o silêncio, conversando mais baixo e sobre assuntos que tenham a ver com o momento da mulher e seu bebê.

⠀Seja qual for a forma de trazer seu filho ao mundo, você merece um parto repleto de cuidado, amor e respeito; o mais humanizado possível!

Conclusão 

Humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto e apenas acompanhar.

É perceber, refletir e respeitar os aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e de sua família. É devolver o protagonismo do parto à mulher. É garantir o direito de conhecimento e escolha a essa Mulher.

Escolher um médico que goste e saiba conduzir um parto desta forma e que tenha afinidade sobre suas escolhas.

⠀⠀Assista o vídeo  “Parto Humanizado: o que é e como funciona!” e a linda playlist com vídeos de partos humanizados REAIS  (cesariana e normal) no meu canal do Youtube. Aproveita, SE INSCREVA e deixe seu joinha para mim.

Um abraço,

Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal

Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 9-9608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk

Compartilhe

Deixe seu comentário

Quem sou eu

Sou realizada por de cada coração que consigo tocar, com amor, respeito e apostando em uma
assistência de qualidade!

Receba Notificações

Cadastre seu e-mail.

Você foi inscrito com sucesso! Ops! Alguma coisa deu errado. Por favor tente outra vez.

Mais vistos

  • All Post
  • Bebê
  • Cesariana
  • Gestação
  • Maternidade
  • Parto Humanizado
  • Parto Normal
  • Pré-natal
  • Puerpério
  • Relatos de Parto
  • Uncategorized
  • VBAC

Instagram

Agende sua consulta

Edit Template

Contato

Recomendados

  • All Post
  • Bebê
  • Cesariana
  • Gestação
  • Maternidade
  • Parto Humanizado
  • Parto Normal
  • Pré-natal
  • Puerpério
  • Relatos de Parto
  • Uncategorized
  • VBAC

Copyright © 2024 Dra. Marina Mariz