O que você vai encontrar aqui:
ToggleMuito do que se diz a respeito de indicações de cesárea hoje ainda está permeado por conceitos equivocados. O que busco neste texto é clarear informações e, mais importante ainda, empoderar gestantes a tomarem decisões de forma orientada e pautadas sempre pelo conhecimento (em especial o autoconhecimento).
Aqui, vamos falar um pouco do medo do parto normal e como ele pode influenciar negativamente uma escolha quando não temos todas as informações claras.
Sobre o medo do desconhecido.
Vejam só: sentir medo é perfeitamente normal. Aliás, desde o POSITIVO até o andar da jornada materna, o medo acompanha a gestante de certa forma. Esse medo está de mãos dadas com o peso de uma nova responsabilidade, um novo caminho, muitas informações novas e é muito normal a gestante (e a família) sentirem medo.
Considero normal e positivo sentir o medo – mas, considero negativo paralisar com ele. Quando sentimos o medo e nos informamos, ele tende a melhorar MUITO. Quando sentimos o medo e buscamos palavras de conforto, buscamos profissionais que saibam como nos orientar, ele tende a melhorar AINDA MAIS.
Portanto, meu primeiro aviso aqui é cuide para que o medo não lhe impeça de descobrir sobre ele, de nomear esse medo e se minar com informações atualizadas. Informações de profissionais que defendem o parto humanizado, sendo cesárea ou não.
Sempre há tempo para buscar informações.
Eu já vi pessoas dizendo que estavam quase no final da gravidez e não havia mais tempo de buscar e filtrar informações. Algumas delas são densas, como informações sobre parto e amamentação, e realmente requerem tempo. Mas, nunca é tarde.
Repita comigo: Nunca é tarde!
Para te ajudar a lidar com o medo do desconhecido e com as informações que você precisa coletar para lidar com ele, vou deixar aqui uma lista de conhecimentos valiosos que você pode e deve buscar ao longo da sua gestação (não importa em qual semana você esteja):
- Tipos de partos e indicações REAIS de cada um. Aqui no consultório, falamos muito sobre isso. Eu sou defensora do parto humanizado e atendo casos de parto normal após cesárea. Indicações de parto cesárea são muito analisadas e nunca tratadas de forma superficial.
- Amamentação. É preciso que a gestante se informe e, inclusive, sobre os efeitos do tipo de parto sobre a amamentação (está tudo conectado).
- Puerpério. Conhecer e buscar informações sobre o turbilhão de emoções que nos espera não impede que tenhamos que passar por ele, mas nos ajuda a navegar melhor.
Sabem aquela frase: “Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve?”. Pois então: saber os pontos do mapa e, especialmente, onde queremos chegar é essencial.
A meu ver você deve, sim, desejar um tipo de parto para a sua jornada e buscar tudo que pode sobre ele. Junto a equipes médicas diferentes, livros, sites e perfis. Você precisa se minar, minar seu medo com INFORMAÇÃO.
E agora? Sentir medo é indicação de cesárea?
Medo não é indicação de procedimentos médicos e nem indicação de mudança de conduta. Cabe à equipe médica sempre oferecer ferramentas e informações à gestante e sua família para que esse medo não evolua. Como falei acima, o medo é normal, mas não pode impedir que a informação seja buscada em sua totalidade.
Indicações reais de cesárea serão conversadas em atendimento, porém, é preciso uma breve ressalva: é possível que um parto normal, durante o manejo, se transforme em uma cesárea? Sim. Claro que partos fantasiosos, aqueles que vemos na TV, instigam nossos medos e nos fazem pensar que casos assim são comuns, porém, isso não é verdade.
Esses casos são raros e sempre discutidos, conforme possível. Antes do parto, você tem a chance de coletar informações atualizadas e ter em mente tudo o que pode ocorrer em um parto humanizado, sendo cesárea ou normal.
Saiba sempre: o que ajuda é se informar. Este blog, inclusive, é um canal de disseminação de informação constante e atualizada sobre humanização possível, viável e real. Esteja segura de que aqui o seu medo será nomeado e transformado em conhecimento. Vamos juntas?
Caso queira saber mais sobre meus atendimentos, buscando uma equipe acolhedora e que lhe dará acesso a informações atualizadas e modernas sobre parto, conte comigo! Meus dados estão aqui no site e você pode conhecer mais sobre meu trabalho por aqui ou nas redes sociais. Marque uma consulta e jogue o medo para longe. Informação é seu maior poder.
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





