Agende sua consulta

Edit Template

COMO LIDAR COM O PÓS PARTO?

O pós-parto é um momento de muita luz e alegria, sem dúvidas! Mas, também é um momento desafiador de reajuste de rotina, mudanças emocionais e muitos questionamentos. São múltiplos acontecimentos que perduram no pós-parto e claro que é um momento precioso, mas também uma grande caixa de surpresas.

É possível até entrar em contato com sentimentos e sensações que nem sabíamos que tínhamos! Que nem havíamos nomeado antes. Lidar com o pós-parto não é uma fórmula exata, mas demanda autoconhecimento e rede de apoio, conforme possível.

Neste texto, falarei um pouco sobre o pós-parto e levantarei questões que você já pode começar a pensar, considerando um pré-preparo para lidar da melhor forma possível com esse momento.

Afinal, é essencial tentar se preparar com certa antecedência, pois sabemos que a gestação tem tempo para terminar e o pós-parto será, em grande parte, mais presente na vida da gestante do que o período anterior. 

Veja algumas das principais sensações físicas que normalmente ocorrem no pós-parto:

1. Sangramento.

Eu indico usar absorventes, pois, imediatamente pós-parto, o sangramento é mais intenso. Com o passar dos dias, ele vai diminuindo. Cuide-se.

2. Cansaço.

É claro que, fisicamente, você estará principalmente se recuperando do parto. Adaptar-se à nova rotina também demandará muito de você. Descanse sempre que possível.

3. Apojadura do Leite.

É momento de iniciar a produção do leite materno e isso ocorre naturalmente nesse período. É comum que as mamas fiquem bem cheias, duras e que o leite possa empedrar. Eu indico sempre compressas frias e ordenha. Pesquise muito sobre ordenha e converse com sua equipe médica. 

Esse é o tipo de conhecimento que é essencial já ter antes do parto do que ficar buscando formas após.

4. Baby Blues ou Blues Pós-Parto:

Caracterizado por uma instabilidade emocional, sintomas como tristeza, choro fácil, ansiedade, irritabilidade, insônia e alteração de humor, o baby-blues ocorre com frequência no pós-parto. 

Cuide para ter um apoio emocional e, caso sinta que está muito intenso ou tomando grande parte do seu dia, tente ter acesso a cuidados psicológicos para atravessar esse momento da melhor forma.

Amamentação: responsabilidade de todos.

Um dos pontos importantes do pós-parto é a amamentação. Aliás, ouso dizer ainda que é um ponto importante durante a gestação, pois é extremamente importante que a gestante pesquise sobre e tenha informações antes do parto. 

Ler sobre amamentação, conversar com outras gestantes, saber onde fica o Banco de Leite, conversar com a equipe médica, descobrir alternativas, pesquisar sobre extração com bombinha, massagens, possíveis dificuldades… Todas essas informações darão segurança à gestante no pós-parto.

Outra questão importante é a rede de apoio. A mãe e bebe precisam de ajuda para que amamentar seja um processo leve e único. Digo sempre que a família deve fornecer apoio e ferramentas para que a mãe siga amamentando. Devem, ainda, incentivar a amamentação e dizer NÃO à introdução precoce de fórmulas (leite artificial), bico (chupeta) e outras opções que atrapalham a amamentação.

A rede de apoio deve dar o suporte necessário para que a mãe consiga estar presente com o bebê sempre que necessário, amamentando e criando esse vínculo durante a alimentação emocional e física do pequeno ou pequena. 

Converse com a sua rede antes do parto, organize junto com a sua rede essas informações e compartilhe com todos os seus desejos e conhecimentos sobre esse momento.

Breves considerações e dicas sobre o Puerpério.

Puerpério vem do latim PUERPERALIS, que significa “relativo a dar à luz”. Trata-se exatamente do período que se inicia logo após a mulher “dar à luz” e se estende até 45 ou 60 dias após o parto. 

Neste período, o corpo da mulher ainda está se restabelecendo, suas emoções sofrem intensas oscilações devido às alterações hormonais e ainda é preciso lidar com uma intensa rotina de cuidados com o bebê e consigo mesma.

O período é desafiador e mãe e bebê precisam de acolhimento, ajuda, empatia, paciência, calma e muito amor… Algumas dicas sobre como lidar com esse momento são: planeje para focar no bebê e deixar todas as demandas possíveis de lado quando estiver com ele… Sei que não é fácil, mas é essencial nesse momento. 

Se possível, compartilhe as tarefas domésticas com sua rede de apoio. E lembre-se: vai passar. Por último e nunca menos importante: tenha uma boa equipe médica ao seu lado, conforme possível. Você não precisa passar por tudo isso sozinha. Vamos juntas? 

Caso queira mais informações, você pode entrar em contato e marcar uma consulta comigo! Informação é poder e juntas traçaremos uma linda jornada para o seu pré- durante e pós-parto.

Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal

Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk

Compartilhe

Deixe seu comentário

Quem sou eu

Sou realizada por de cada coração que consigo tocar, com amor, respeito e apostando em uma
assistência de qualidade!

Mais vistos

  • All Post
  • Bebê
  • Cesariana
  • Gestação
  • Maternidade
  • Parto Humanizado
  • Parto Normal
  • Pré-natal
  • Puerpério
  • Relatos de Parto
  • VBAC

Instagram

Agende sua consulta

Edit Template

Contato

Recomendados

  • All Post
  • Bebê
  • Cesariana
  • Gestação
  • Maternidade
  • Parto Humanizado
  • Parto Normal
  • Pré-natal
  • Puerpério
  • Relatos de Parto
  • VBAC

Copyright © 2024 Dra. Marina Mariz