O que você vai encontrar aqui:
ToggleO nome já diz tudo: “normal”, ou seja, o parto normal é o tipo de parto que o corpo da mulher foi preparado para ter, por isso ele é normal.
Contudo, no Brasil o parto que é tido como “normal” (mais comum) pela sociedade é a cesariana.
Você sabia que 90% das mulheres podem perfeitamente ter um parto normal?
Mas, muitas delas optam pela cesariana ou são orientadas a fazer a cirurgia por medo da dor ou mesmo por falta de informações sobre o parto normal.
O parto normal é repleto de benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê e por este motivo, no texto de hoje, eu trouxe informações de qualidade sobre esse tipo de parto para que você esteja munida de informações e possa adentrar no universo do parto normal com segurança.
Parto Normal ou parto natural – Há diferença entre eles?
Antes de mais nada é preciso esclarecer que dentro do contexto do parto vaginal é comum se usar a seguinte subdivisão:
- Parto Normal: É o parto que acontece com anestesia, com algum tipo de intervenção médica (indução, fórceps ou algum outro instrumento médico).
- Parto Natural: Diferentemente do anterior, o parto natural é aquele que acontece de forma espontânea e literalmente natural, sem anestesia, sem uso de técnicas de indução, sem instrumentos.
O parto natural se encaixa bem no perfil de mulheres que preferem ter controle sobre seu corpo e suas sensações, sem uso de monitoramento eletrônico, por exemplo.
Dessa forma, ela pode participar ao máximo do trabalho de parto, sem tantas limitações e induções.
Ainda sobre o parto natural, ele tem como propósito criar uma experiência positiva para a mulher, respeitando suas escolhas e suas necessidades, fornecendo todo o apoio médico e emocional.
Ter conhecimento das situações é o aliado para vencer as adversidades e se preparar para uma nova fase da vida que se inicia!
Medo da dor do parto normal
Você sabia que a dor do parto faz parte do processo?
A dor do trabalho de parto é causada pelas contrações do útero e pela dilatação do colo uterino. Ela é parecida com uma cólica menstrual intensa que vai e volta, começando mais fraca e aumentando a intensidade aos poucos.
Quando o assunto é parto normal, vejo paradigmas sendo sustentados há anos e reafirmados em filmes e novelas. O parto normal, na maioria das vezes, é representado com dor, perdas e ausência de recursos.
Dificilmente você vê cenas de partos normais humanizados e repletos de cuidado! Nós, mulheres, crescemos, portanto, com medo do que é “normal”, desejando, sem necessidade, uma cirurgia (a cesárea).
Portanto, é normal as mães sentirem medo do parto, principalmente do parto normal, pois estamos acostumadas ao ambiente da cesariana, pois a sociedade nos diz que não dói, que é o melhor, mais seguro, mais rápido… Com isso, tendemos a ter mais medo do parto normal.
Na maioria das vezes, temos medo do que é desconhecido. Mas para que algo se torne familiar e amigável, o primeiro passo é conhecer, ir em frente, enfrentar, vivenciar.
Se você deseja ter um parto normal e sente medo ou está na dúvida sobre qual parto é melhor para você e o seu bebê, dê o primeiro passo e conheça esse universo.
Estude, assista a vídeos de partos humanizados em canais confiáveis, no meu canal do Youtube: Dra Marina Mariz você pode ver vários partos reais.
Dê o primeiro passo: Informe-se.
Dicas para aliviar a dor do parto normal
A dor do parto é muito temida pela maior parte das gestantes. Afinal, ela pode ser muito intensa para algumas mulheres, mas, é importante que você saiba que há inúmeras formas de aliviá-la!
Além da dor natural do trabalho de parto, há também o medo e insegurança decorrentes dos inúmeros casos de desumanização e violência obstétrica que, infelizmente, ainda se perpetuam no Brasil.
Felizmente, a humanização veio exatamente para mudar esse cenário. Com amor, acolhimento, respeito e ciência já temos muitas formas de oferecer para a mulher técnicas eficientes de alívio da dor.
Atualmente, contamos com dois métodos de aliviar e lidar com essa dor, sendo:
Métodos farmacológicos: Uso de medicações como a analgesia, por exemplo.
- Analgesia: usada na hora certa e nas doses corretas é um excelente apoio ao trabalho de parto. Diferentemente da anestesia, a analgesia não te paralisa por completo, ela alivia a dor, mas te permite movimentar.
E também há os métodos não-farmacológicos (métodos que não usam medicações) como:
- TENS (Estimulação elétrica transcutânea): é um aparelho que promove analgesia, através da emissão de estímulos elétricos à pele por meio de eletrodos posicionados nas áreas dolorosas ou próximas a elas. Existe o TENS portátil que pode ser colocado na região das costas e alivia muito a dor na hora do parto.
- Hypnobirthing: é um método que envolve uma série de técnicas, como: a hipnose, afirmações positivas, relaxamentos conduzidos, meditações conduzidas, visualizações e algumas respirações que ajudam a gestante a se manter tranquila e relaxada durante o trabalho de parto, reduzindo a dor.
- Movimentação: existem vários tipos de movimentos que a mulher pode fazer para aliviar a dor do parto e favorecer o nascimento e a passagem do bebê. 🚶🏻
- Massagem: a massagem feita nos locais certos e com as técnicas corretas pode aliviar muito a dor e facilitar o trabalho de parto; 💆🏻
- Compressas de água quente: fazem uma analgesia que alivia bastate a dor;
- Técnicas de respiração e relaxamento;
- Uso da água corrente (chuveiro) ou imersão: fazem o mesmo efeito que as compressas, ainda relaxam e acalmam;
- Aromaterapia: existem óleos que aliviam a dor física e óleos que ajudam a mulher a se acalmar e relaxar para não tensionar tanto durante o trabalho de parto, o que reduz a dor;
- Acupuntura: existem pontos específicos que quando estimulados aceleram o trabalho de parto, ajudam a colo a dilatar e ainda aliviam a dor ;
Dicas para ter um parto normal de sucesso
O processo de parto é uma atividade física, por isso, essa é uma das coisas que podemos fazer para facilitar e auxiliar o bebê a se posicionar bem no corpo.
Existem alguns exercícios e práticas que podemos associar para garantir o sucesso do parto, como por exemplo:
- Faça fisioterapia pélvica.
- Faça um bom pré-natal.
- Mantenha uma boa alimentação, com consumo de vegetais, frutas, fibras, etc.
- Leia, se informe, planeje, faça o plano de parto. Isso vai te trazer segurança e vai ajudar a sua equipe a saber como você deseja ter o seu parto.
- Exercite seu corpo, conforme orientações médicas. Sabemos dos benefícios físicos e mentais que faz toda a diferença.
- Exercite sua mente. Medite, reze, ore, conecte-se a sua fé, faça terapia se possível e mantenha sua mente repleta de pensamentos bons.
- Se possível, conheça sua equipe médica e o local do parto: isso lhe trará mais confiança para a sua hora.
- Faça exercícios de respiração: saber respirar ajuda a liberar a tensão e a criar um estado de relaxamento agradável.
- Deixe sua mala da maternidade preparada: quanto menos coisa para se preocupar antes do parto, melhor.
- Também é importante ter uma equipe, apoio psicológico (afinal o parto é fisiológico e as travas emocionais, então, elas podem influenciar no processo).
- Uma outra dica legal também é assistir documentários e vídeos positivos e educativos sobre parto.
- Converse muito com sua equipe médica e se informe: quando nos informamos sobre a hora do parto e o universo da maternidade, nos sentimos mais preparadas.
Você terá suas dúvidas e ouvirá muitos palpites, mas na prática, o que valerá mesmo é a voz do seu coração e as instruções do seu(sua) médico(a).
Saiba que a natureza é sábia e o parto normal é natural, seu corpo está preparado para ele.
Use e abuse da sua fé! Apegue-se ao que você acredita, escute sua intuição e a voz do seu coração.
Você vai dar conta!
Confie no processo!
Conclusão
Um parto normal rápido e tranquilo,qual gestante não sonha com isso, não é mesmo?
É importante saber que quando a gente se prepara, sabe o que esperar em cada fase, passa a entender os processos do nosso corpo e como a nossa mente pode influenciar,
isso realmente faz a diferença no parto.
Portanto, entenda que quanto mais preparadas estivermos, mais fluido o processo será. Do mesmo modo, quanto mais puder estar cercada de pessoas que vão te dar apoio e segurança, melhor será!
Para que essa seja uma experiência acolhedora, segura e de muito amor, tenha um acompanhamento adequado e humanizado onde você poderá sanar todas as suas dúvidas.
Se é isso o que você procura, agende uma consulta comigo através do WhatsApp.
Será um prazer te acompanhar nesse momento especial.
Para manter-se antenada em conteúdos sobre maternidade, obstetrícia e partos, fique ligada aqui no meu Blog.
Por aqui, trago sempre os melhores conteúdos para manter as mamães e futuras mamães munidas de informações de qualidade.
Um abraço e até breve,
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





