O que você vai encontrar aqui:
ToggleA dor do parto é muito temida pela maior parte das gestantes. Afinal, ela é realmente intensa, mas o que pesa mesmo são os inúmeros casos de desumanização e violência obstétrica que infelizmente ainda perpetuam no Brasil.
Contudo, a humanização veio exatamente para mudar esse cenário. Com amor, acolhimento, respeito e ciência já temos muitas formas de oferecer para a mulher técnicas eficientes de alívio da dor. Além, é claro, de muito carinho e apoio que vão minimizar o sofrimento do processo.
O parto não precisa ser doloroso, não precisa ser sofrido. Precisa ser uma experiência positiva para mãe e bebê.
Conheça 2 tipos de métodos para lidar com a dor do parto
Existem duas formas de lidar com essa dor:
1 – Métodos farmacológicos (uso de medicações,como a analgesia)
são direcionados à eliminação ou diminuição da sensação física da dor.
2- Métodos não farmacológicos (métodos que não usam medicações)
vão além desse objetivo de diminuição e eliminação da dor. Elas ajudam a promover o conforto, permitindo à mulher lidar com a dor, prevenindo o sofrimento, trazendo calma e relaxamento e deixando o trabalho de parto mais leve e fluido.
Estudos científicos mostram que mulheres que estudam sobre a fisiologia do parto, são apoiadas durante o parto com equipe multiprofissional e utilizam de métodos não farmacológicos, apresentam maior satisfação com o parto e maiores taxas de parto vaginal.
Entre os métodos não farmacológicos, temos:
- Movimentação: andar pelo quarto, pelo hospital, dançar, fazer exercícios na bola;
- Massagem: existem técnicas específicas para aliviar a dor do parto;
- Compressas de água quente (assim como alivia as cólicas menstruais também alivia a dor das contrações);
- Técnicas de respiração e relaxamento (muito eficazes para diminuir ansiedade, medo e permitir a liberação de hormônios que auxiliam o trabalho de parto);
- Uso da água corrente (chuveiro) ou imersão (banheira): excelentes aliados no alívio da dor e no relaxamento; Assista aqui um vídeo no meu canal sobre isso.
- Musicoterapia: traz calma e acolhimento;
- Aromaterapia: os óleos essenciais são ótimos para trazer calma e ajudar a lidar com as contrações;
- Acupuntura: excelente para aumentar a dilatação, acelera o trabalho de parto e aliviar a dor do parto, pode ser usada desde as 38 semanas;
- TENS (Estimulação elétrica transcutânea): alivia a dor do parto adiando o uso da anestesia ou até mesmo eliminando a necessidade de uso;
- Hipnose: ajuda a relaxar para que o trabalho de parto possa fluir;
Conclusão
Os métodos de alívio da dor podem ser usados em conjunto ou separadamente. A analgesia usada na dose certa e na quantidade certa é um recurso maravilhoso.
A intenção desses métodos de alívio da dor é melhorar a vivência do nascimento, permitindo que a paciente tenha sucesso no parto normal e que passe por ele de forma tranquila e segura.
Agora me conta nos comentários se você já conhecia esses métodos e qual deles você tem vontade de usar no grande dia do seu parto.
Um grande abraço,
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk