O que você vai encontrar aqui:
ToggleA gestação é um período único e lindo na vida de uma mulher, onde ela experimenta uma nova forma de viver, enquanto prepara-se, em todos os níveis, para receber seu filho.
A gestação é separada em algumas fases, onde algumas mudanças e avanços são mais perceptíveis.
A segunda fase é também conhecida pelo segundo trimestre da gestação e tende a ser a fase mais tranquila da gestação, pois os sintomas incômodos como enjoos, cansaço e sonolência em excesso já passaram e a barriga ainda não está grande o suficiente para impedir os afazeres diários.
No entanto, nesta fase podem surgir novos desconfortos como hemorróidas, constipação e dores da região da virilha, pois o quadril começa a sofrer alterações.
Nesta fase, é comum as gestantes passarem por períodos de constipação intestinal, que podem ir se intensificando conforme o útero aumenta de tamanho e a gestação avança.
É sobre a constipação, suas causas e dicas para lidar melhor com esse desconforto que abordarei no artigo de hoje.
Fique aqui comigo!.
Quais são as principais causas da constipação na gravidez
Para diagnosticar adequadamente a constipação são necessários dois ou mais sintomas persistentes, por exemplo:
- Ritmo intestinal mais lento
- Dificuldade para evacuar
- Fezes endurecidas
- Sensação de evacuação incompleta
Existem múltiplos fatores envolvidos, hormonais, sedentarismo, ingestão de fibras ou líquidos, uso de medicamentos, etc.
Comumente, assim como muitos outros sintomas de gravidez, um dos principais agentes causadores da constipação são os hormônios que causam sensação de inchaço, dor ou desconforto abdominal, além de fezes sólidas e dificuldade para ir ao banheiro.
A progesterona faz com que os músculos do intestino relaxem, permitindo que os alimentos permaneçam por mais tempo no trato digestivo.
O lado bom é que essa “demora” permite que os nutrientes sejam absorvidos pela corrente sanguínea e, portanto, cheguem ao bebê. Por outro, você acaba acumulando resíduos.
O útero em expansão ocupa espaço, restringindo as atividades habituais do intestino.
Mas, veja que a constipação na gravidez também pode ser causada por questões emocionais e mentais, sabia disso?
As preocupações e ansiedades naturais da gestação, podem também contribuir para um quadro de constipação intestinal.
Isso acontece porque o intestino tem seu próprio sistema nervoso, que está ligado ao cérebro através de ramificações.
O intestino tem muitos nervos, e por isso é considerado nosso segundo cérebro, por isso, esses nervos estão constantemente enviando e recebendo sinais ao cérebro.
Portanto, cuidado com os pensamentos e sentimentos ruins durante esse período gestacional.
Se as preocupações estiverem muito intensas, busque ajuda de um(a) psicólogo(a) perinatal, pois ele(ela) poderá te apoiar da melhor maneira. Como aliviar a constipação no período gestacional
A alimentação saudável é a grande aliada para evitar o intestino preso. Por isso, ao longo da sua gestação recomendo que consuma alimentos mais saudáveis e naturais e evite os excessos de doces, gordurosos e alimentos industrializados.
Existem alimentos mais adequados do que outros que uma grávida pode consumir na gestação, contribuindo assim para sua saúde e para a saúde do bebê.
De modo geral, para aliviar a constipação na gravidez é importante atentar-se aos seguintes itens:
- Adotar uma dieta rica em fibras, consumindo alimentos como frutas, vegetais e cereais.
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em água como rabanete, tomate, nabo, melancia, morango ou melão, por exemplo.
- Beber em média 1,5 a 2 litros de água por dia.
- Outra dica importante é fazer algum tipo de atividade física, mas devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves.
Em geral, aconselho e recomendo que você invista em um estilo de vida saudável durante a gestação para que a prisão de ventre seja evitada, assim como os sintomas, que são bastante desconfortáveis.
Gestante pode usar medicamento para prisão de ventre na gravidez?
As medicações, sejam elas quais forem, devem ser usadas com consciência e sob prescrição médica. Caso contrário, se usadas de forma incorreta, podem causar prejuízos à saúde.
Essa é uma orientação geral dada a todas as pessoas, imagine então no período gestacional, onde os cuidados são redobrados, devido ao fato dos remédios não recomendados causarem danos à saúde da mãe e do bebê.
Na gestação nenhum remédio deve ser tomado sem o aval do seu médico. Alguns medicamentos podem prejudicar a formação do bebê, então, tome cuidado com o uso de laxantes ou outros remédios que prometem milagres quando se trata de aliviar a constipação.
Caso os sintomas da constipação não melhorem com a alimentação adequada, comunique ao(à) seu(sua) médico(a) para que o profissional possa lhe indicar o melhor caminho.
Conclusão
Assim como outros incômodos comuns da gestação, a constipação intestinal é algo presente no dia a dia de muitas grávidas.
Felizmente, esse é um problema temporário que pode ser resolvido com mudança de hábitos e ingestão de alguns tipos de alimentos, que poderão ajudar no trato intestinal, além de fornecer nutrientes mais adequados para a saúde da mãe e do bebê.
Portanto, em todo caso, procure o(a) seu(sua) médico(a) que poderá lhe fornecer todas as orientações necessárias para que você passe pelos desconfortos da gestação da melhor maneira.
Caso você queira ter um acompanhamento da sua gestação completo e humanizado, agende uma consulta comigo através do WhatsApp.
Será um prazer guiá-la nesse momento tão especial e único!
E também, se você quiser se manter antenada em conteúdos sobre maternidade, obstetrícia e partos, fique ligada aqui no meu Blog.
Por aqui, sempre estou promovendo os melhores conteúdos para manter as mamães munidas de informações de qualidade.
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





