O que você vai encontrar aqui:
ToggleEu sei que nem tudo são flores durante e após a gravidez. Aliás, o processo todo antes, durante e depois é recheado de desafios. Porém, alguns erros (não tão pequenos assim) podem deixar tudo ainda mais desafiador.
Eu não estou aqui para apontar dedos, mas para mostrar como você pode ser protagonista da sua jornada e melhorar MUITO a caminhada rumo a um pós-parto mais leve e abençoado.
Neste texto, falaremos sobre alguns erros que você pode cometer (muitas vezes, sem querer) e que podem acabar prejudicando demais o momento do pós-parto. Afinal, são vários os acontecimentos que perduram nessa fase e é comum que você se depare com situações e sentimentos que talvez não conheça.
Lembre-se sempre: informação e conhecimento são os poderes que você tem para se fortalecer.
Quais são, então, os principais erros que você pode cometer?
- Esquecer-se de si mesma. Não se esqueça de que você é tão importante quanto o bebê. Você precisa estar bem para que ele também esteja, certo? Cuide-se emocional e fisicamente, conforme possível.
- Culpar-se em qualquer situação adversa. Esse erro tem um pouco a ver com o primeiro. Quando a mãe não se cuida emocionalmente, o sentimento de culpa pode acabar deixando a maternidade ainda mais pesada. Claro que é difícil ele sumir completamente, mas deixá-lo mais ameno não. Saiba que errar é normal e você vai aprender muito no processo.
- Comparar seu bebê com outros bebês. Lembre-se sempre: seu bebê é único. Aliás, toda criança é. Ele pode desenvolver mais rapidamente ou mais lentamente. Comparação dói. Não faça isso com você e nem com seu pequeno.
- Achar que todo choro é fome. Sei que aprender a origem e o motivo dos choros não é fácil, mas nem sempre o choro é fome. Às vezes, o choro é de cólica, de incômodo com a fralda suja, sono… Aos poucos, você vai identificar cada chorinho e saber atender às necessidades do bebê. Confie no processo.
- Não se permitir sentir suas emoções. Guardar emoções e se proibir de senti-las pode gerar somatizações e doenças, tanto físicas quanto emocionais. É muito importante que você tenha um lugar seguro para se expressar, ainda que seja junto a um profissional. Busque esse espaço e use-o. Você o merece e precisa dele.
- Não curtir momentos em casal. O casal veio antes do filho e merece ter momentos a sós. A relação merece carinho, compreensão e muito amor. Tente ter uma rede de apoio para esses momentos – para juntos vocês consigam ter pequenos e leves momentos de descontração, sendo só vocês novamente.
- Acreditar que é difícil só para você. O puerpério é difícil pra todo mundo. Algumas mamães só não verbalizam isso. Você não está sozinha e os dias difíceis vão passar, eu prometo.
- Não pedir ajuda. Se tiver o suporte de pessoas próximas e em quem confia, conte com elas para ter seus momentos sozinha. Caso não tenha, tente buscar profissionais que possam te auxiliar. Ainda assim, é importante ter um lugar seguro para onde correr e para quem pedir ajuda sempre. Não tente dar conta de tudo sozinha.
- Fazer grandes esforços físicos. Esse erro está conectado com o erro anterior e tem a ver com respeitar seus limites e não achar que você precisa dar conta de tudo sozinha. Seja após um parto vaginal ou cesárea, é de suma importância descansar. O seu corpo mudou, os seus órgãos mudaram e eles merecem um cuidado especial para que tudo volte ao normal.
- Importar-se demais com opiniões alheias. Caso você passe por situações em que as pessoas ao seu redor se achem no direito de palpitar, não se chateie, mas não dê toda importância do mundo a esses comentários. As pessoas, em geral, querem ajudar, mas não precisam te afetar sempre com comentários que não te ajudem. Fique tranquila, respire e siga seus instintos. Informação é poder.
Concluindo
Saiba que nem sempre é possível controlar tudo e acertar tudo. Esses erros não são indesculpáveis, mas são parte do processo de aprender a ser mãe e cuidar de mais de um ser que acabou de chegar. Não se cobre perfeição e acredite na caminhada. Saiba que ninguém sabe mais do que você como cuidar do seu bebê.
Espero, de todo coração, que essas dicas possam te ajudar a passar melhor por essa fase!
E lembre-se: conte comigo em cada etapa do processo. Eu sou especialista em parto humanizado e você pode me contatar nos dados de atendimento aqui no blog e também no Instagram. Um forte abraço!
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





