O que você vai encontrar aqui:
ToggleEu sei.
Ninguém deseja errar.
Ainda mais quando estamos falando de gestantes e tipos de parto, um dia especial e um plano todo orientado para que nada dê errado… Jamais. Jamais queremos cometer um errinho sequer.
Mas, como eu sempre defendo aqui, a informação é nosso super poder e é com ela que podemos sempre viabilizar momentos o mais adequados possíveis – considerando nossa realidade, contexto e adequabilidade.
Pensando nisso, escrevi esse texto para falar um pouco sobre possíveis erros que uma gestante que deseja um parto normal pode cometer (e boas formas de tentar evitá-los com boas e valiosas informações).
Diferentes contextos… Diferentes realidades…
Em primeiro lugar, eu preciso dizer que sim – existem milhares de contextos distintos no Brasil. A realidade médica, social, cultural, financeira, enfim, cada realidade é múltipla e plural e não posso aqui jamais dar conta de toda a diversidade possível.
Seria, de fato, impossível.
Mas, o que eu gosto de reforçar é que informação gratuita não enxerga diversidades, ou seja, saber e se informar o que pode ocorrer com você custa zero reais e pode, sim, te garantir um parto respeitoso.
Isso não quer dizer que vamos mudar o sistema, porém, podemos mudar em nós e controlar em nós as possibilidades de mudança, certo? Dito isso, vou separar aqui alguns erros para, ao final, fazer uma breve análise de como evitá-los.
Lista dos principais erros.
- Não fazer o seu Plano de Parto.
- Não exercitar o corpo, conforme orientações médicas.
- Não cuidar da sua saúde mental durante a gestação. ⠀
- Não conhecer e conversar com sua equipe médica.
- Não praticar exercícios de respiração e relaxamento. ⠀
- Não deixar a mala da maternidade preparada.⠀
- Não conhecer o local onde será o parto.
- Não pesquisar sobre partos normais humanizados. ⠀
- Acreditar que seu parto será igual ao de outras mulheres. ⠀
- Não acreditar em si e na sua intuição.
⠀
Agora, vamos a alguns comentários.
Novamente, eu preciso comentar que alguns elementos fogem ao nosso controle. Há, sim, casos recorrentes de partos em instituições públicas em que fica inviável a gestante conhecer a equipe médica ou o local onde será o parto com antecedência. Nesses casos, costumo dizer que precisamos tentar nos ocupar do que podemos controlar. Quanto mais itens você conseguir dar conta, melhor será para você. Porém, alguns empecilhos não impedirão que seu parto seja possível.
Lembra do “melhor possível com o que for viável em casa caso?” – é sobre isso.
Agora, comentando os “erros” acima, perceba que grande parte deles tem a ver com não se buscar informações. Um bom plano de parto, por exemplo, permite que a mulher expresse seus desejos e intenções para esse momento.
Já as atividades físicas, ainda que sejam caminhadas frequentes, ajudam a manter o corpo e mente sã. Os benefícios físicos e mentais das atividades físicas fazem toda a diferença no momento do parto normal.
Além disso, reforço que é muito importante ter suporte emocional e psicológico para manter sua mente repleta de pensamentos bons! Buscar uma rede de apoio antes do parto, conforme possível, tanto de familiares quanto de profissionais vai ajudar a evitar problemas durante e após o parto, quando a mulher passa por grandes mudanças físicas, emocionais, hormonais e familiares.
Saiba sempre: a falta de conhecimento faz com que tenhamos medo do que é “normal”, desejando, sem necessidade, uma cirurgia (a cesárea). Quando não sabemos algo, temos a tendência a fugir. Outra coisa importante mencionada é não comparar a sua hora com a hora de outra pessoa – comparações prejudicam demais a compreensão!
Lembre-se sempre: a hora de cada uma é de um jeito e nenhum (nenhum mesmo!) parto é igual. Comparar-se pode te trazer um sentimento de inadequação e insegurança… Volte algumas casas e busque, além disso, o acompanhamento emocional caso essas comparações sejam muito frequentes.
Conclusão
Finalmente (e não mesmo importante), acredite em si mesma. O seu corpo é sábio, a natureza é perfeita e seu físico está se preparando desde o dia zero! Acredite. Tenha fé. As coisas se ajustaram e tudo dará certo.
Como está seu preparo para o dia do parto? De quais desses itens você ainda precisa dar conta? Quais informações ainda estão faltando na sua listinha? Lembre-se que aqui no blog você encontra uma série de informações gratuitas que podem te ajudar a viver um parto humanizado e respeitoso.
Caso queira saber ainda mais e marcar uma consulta comigo, clique abaixo e marque um horário. Caminhamos juntas para que seu parto seja o mais respeitoso, humano e empático, fundamentado em informação e conhecimento possível. Vamos juntas?
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





