O que você vai encontrar aqui:
ToggleVocê sabe como funciona um atendimento humanizado? Como é composta a equipe multiprofissional humanizada e sua importância para um parto de sucesso?
A humanização já é um tema difundido entre os médicos e profissionais da saúde, no entanto, ainda há muitos mitos e dúvidas que rondam este assunto.
Por este motivo, hoje eu trouxe um texto completo sobre esse tema, para que você e seus familiares entendam a importância de uma equipe multiprofissional no parto e na assistência humanizada.
Atendimento Humanizado
O atendimento humanizado começa com um bom pré-natal que, além de cuidar da saúde da mãe e do bebê, vai promover uma educação para que a mulher se prepare para o momento do parto.
É imprescindível escolher um médico(a) humanizado(a), ou seja, que pratique de fato o
parto humanizado e tenha experiência com essa assistência, que goste e saiba conduzir um
parto desta forma e tenha afinidade sobre suas escolhas.
Um médico(a) obstetra humanizado(a) reconhece que sua função é: “obstare”, que significa “ficar ao lado”. Ele permite o processo fisiológico do parto, realizando o mínimo de intervenções médicas, sempre levando em consideração a segurança e saúde da mãe e do bebê.
O(a) médico(a) obstetra humanizado(a) fica ali como um expectador e interfere quando há necessidade.
Pois, humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto, e apenas acompanhar, respeitando as individualidades, compartilhando informações e decisões.
É perceber, refletir e respeitar os aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e de sua família.
É, acima de tudo, devolver o protagonismo do parto à mulher e garantir o direito de conhecimento e escolha a ela.
Estrutura Hospitalar
Para quem deseja um parto humanizado, é fundamental escolher uma maternidade que tenha estrutura para esse tipo de parto, além de uma equipe humanizada multiprofissional.
Começando pela maternidade, é importante que ela tenha:
- Quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) – Verifique se na maternidade há esse tipo de quartos em que a mulher fica durante a fase ativa até o nascimento do bebê;
- Quartos com estrutura para o parto humanizado – Esse quartos contém banheiro com chuveiro, banheira, bola de pilates, cama, bercinho aquecido e toda a estrutura para receber o bebê;
- O bebê fica junto com a mãe no quarto – Verifique se há esse tipo de prática ou possibilidade de manter o bebê junto a mamãe;
- Pediatra neonatal humanizada – Verifique se a pediatria neonatal também trabalha de forma humanizada;
Equipe Multiprofissional
A equipe multiprofissional é um dos principais pilares do Parto Humanizado.
Em geral, essa equipe é composta pelos seguintes profissionais:
- Médico Obstetra:
Podem ser um ou dois profissionais que se ajudam e revezam os cuidados durante o trabalho de parto (que às vezes duram longas horas).
A palavra obstetra origina-se do latim, da palavra obstetrix – do verbo obstare – que significa “ficar ao lado de”. É por isso que o (a) obstetra é o profissional que fica ao lado, que observa, acompanha e ajuda. São formados para atuar em intervenções (se necessário) e são capacitados para partos assistidos (normal ou cesariana).
- Enfermeiro(a) Obstetra:
São profissionais formadas em enfermagem que se fazem uma especialização em enfermagem obstétrica. Elas são capacitadas para acompanhar a mulher no pré-natal, no parto e no pós-parto imediato. São capazes de realizar exames para acompanhamento no pré-natal e no parto, como:
- Ausculta fetal (batimentos cardíacos do bebê)
- Progressão de dilatação do colo do útero;
- Progressão da posição e descida do bebê,
- Medição da pressão arterial materna entre outros.
- Doula:
Profissional treinada e capacitada em cursos específicos da área para oferecer apoio físico e emocional para a mulher antes, durante e logo após o parto.
Elas encorajam, amparam, cuidam do ambiente de parto e utilizam todos os métodos não farmacológicos de alívio da dor como massagens, óleos essenciais, compressas quentes, mudanças de posição, exercícios de respiração e etc.
Atuam também no pré-natal apoiando a mulher, ajudando a planejar o momento do parto.
Parto Humanizado
A Humanização do parto tem a ver com a assistência que a equipe vai dar para a mulher na hora do Parto.
Assim, Parto Humanizado é um termo usado para caracterizar um parto em que a mulher recebe uma assistência cheia de carinho, respeito, acolhimento, empatia e qualidade técnica/médica durante seu parto.
Esse termo surgiu no final dos anos 80 como uma resposta à violência obstétrica e à onda de cesarianas eletivas que marcaram a época.
Um parto humanizado pode ser um parto natural (sem anestesia ou intervenções obstétricas), parto normal (na banheira, no banquinho de parto ou na cama do hospital) ou mesmo uma cesariana.
Saiba que a humanização independe do tipo de parto, pois seu propósito é criar uma experiência positiva para a mulher, respeitando suas escolhas e suas necessidades, fornecendo todo o apoio médico e emocional.
Conclusão
A equipe humanizada faz do parto uma experiência positiva, respeitosa, amorosa e acolhedora, para a mulher, para o bebê e para a família.
Independente da via de parto, toda mulher merece um parto repleto de cuidado, amor e respeito!
Por isso, para que essa seja uma experiência acolhedora, segura e de muito amor, tenha um acompanhamento adequado e humanizado com uma equipe de qualidade e experiente em humanização.
Se é isso o que você procura, agende uma consulta comigo através do WhatsApp.
Será um prazer te acompanhar nesse momento especial.
Para manter-se antenada em conteúdos sobre maternidade, obstetrícia e partos, fique ligada aqui no meu Blog.
Onde trago sempre os melhores conteúdos para manter as mamães e futuras mamães munidas de informações de qualidade.
Um abraço e até breve,
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





