O que você vai encontrar aqui:
TogglePode comer sushi? Pode carregar peso? Não pode encostar em gatos? Pode ou não pode fazer tratamentos estéticos? E o café. Pode ou não?
Ah… A gestação é tão cercada de neuras e de mitos. Como se não bastassem os hormônios “bombando” e as inúmeras transformações físicas, mentais e emocionais, a gestante ainda precisa lidar com inúmeros “pode” e “não pode”.
Por isso, neste texto de hoje abordarei os mitos e verdades da gestação, o que de fato pode ou não pode nesse período.
Fique aqui comigo até o final para esclarecer de uma vez por todas esses dilemas.
E aí, pode ou não pode?
Para ajudar as mamães a desvendarem os mitos e se livrarem das neuras, vou começar contando o que pode na gestação com certos cuidados e com você acha que não pode, mas que pode sim!
Vamos lá:
- Comida Japonesa
Pode sim, mas com cautela, sem exageros e sempre com um aval médico. E desde que sejam preparações cozidas! Afinal, existem alguns problemas que podem ser causados pelo consumo de peixe cru. Caso seja um restaurante muito confiável existem casos em que a grávida pode comer algumas preparações cruas.Tem post aqui só sobre esse tema.
- Tratamentos estéticos.
Tem coisa que pode e tem coisa que não pode, por exemplo, técnicas e ou produtos que usam ácidos, formol, chumbo, amônia e etc. Já massagens, depilação, manicure, pintura de cabelo com tintas naturais são liberados.
- Exercícios
Com moderação e acompanhamento profissional são permitidos e inclusive indicados.
- Tomar Café
Pode sim! O único problema do café é que algumas gestantes sentem azia só ingeri-lo. Se você não sente, tudo bem tomar seu cafezinho.
- Gatos
A grande neura com os gatos é o perigo da grávida se contaminar com toxoplasmose.
Só que isso só acontece se a grávida tiver contato com as fezes de um gato contaminado pela toxoplasmose. Então, tendo o cuidado de não mexer com as fezes, principalmente de gatos filhotes que são mais propensos a ter a doença, está tudo bem ficar com seu gatinho.
Não Pode Mesmo
Agora, vamos entender o que realmente não pode mesmo, pois pode gerar problemas à mamãe ou ao bebê.
Vamos lá:
- Automedicar-se.
Para as grávidas, há medicações que contêm substâncias que podem ser prejudiciais para a formação do feto. Mesmo os remédios que não exigem receita médica podem causar efeitos colaterais graves e reações alérgicas.
Portanto, sempre consulte seu(sua) médico(a) sobre os medicamentos a serem ingeridos.
- Cigarro
O cigarro é um dos maiores malefícios da humanidade, não deveria ser utilizado em nenhum momento da nossa vida e é altamente contraindicado na gestação, mesmo em pouca quantidade.
- Bebida alcoólica
Assim como ocorre com o cigarro, as bebidas alcoólicas de qualquer natureza são contraindicadas na gestação, mesmo com baixo teor alcoólico.
- Fazer tatuagem
Existem vários elementos que compõem a tinta da tatuagem e que podem ser tóxicas e prejudiciais para a mãe e para o feto.
- Segurar o xixi
Durante a gravidez, o volume de líquido corporal aumenta, aumentando o volume urinário, por isto aumenta-as a frequência ao toilette. A grávida não deve reter urina durante muito tempo pelo risco de infecção urinária.
- Comer por dois
A alimentação é um fator importante. A grávida não tem que comer por dois, mas sim se preocupar com a qualidade dos alimentos que ingere.
Deve comer pouco de cada vez, mastigando muito bem os alimentos para facilitar o processo digestivo.
Recomendamos que se alimente de 3 em 3 horas e que tenha uma dieta balanceada e nutritiva.
Gestação sem neuras
Quando um bebê decide vir ao mundo, nasce com ele uma mamãe.
A mãe já é mãe desde o primeiro instante, mesmo quando a vida ainda é um minúsculo ser implantado no ventre, já somos mãe no coração.
Todo nosso pensamento, todo nosso cuidado se volta para esse serzinho que, tão minúsculo, já provoca emoções tão grandes.
A simples descoberta já nos traz um turbilhão de emoções inexplicáveis, pois sabemos que a vida nunca mais vai ser a mesma. E várias dúvidas começam a rodar a nossa mente, como:
“Será que vou ser uma boa mãe?”
“Será que vou saber cuidar do meu bebê?”
Mas,saiba que uma mãe não nasce sabendo ser mãe e isso não é algo que se aprende em escola nenhuma. Mãe é mãe! Mãe sente, mãe adivinha, mãe aprende sofrendo, mãe sofre aprendendo.
Uma mulher grávida é sempre algo sublime, pois ela tem algo de divino e santo, uma aura invisível que reflete e ilumina seu rosto.
Ela carrega nela a vida em sua mais pura essência, um pedacinho dela mesma que vai um dia ter vida própria e isso é maravilhoso e assustador ao mesmo tempo.
Gravidez não é doença! Todos já sabemos disso. É algo natural e mágico, que demanda muitas mudanças e adaptações.
Todo o equilíbrio físico, psicológico e emocional fica abalado e é natural todo esse processo.
Querida Mãe, você que está descobrindo as alegrias da gestação e da maternidade agora, deixe que eu te diga que:
Viva a sua gravidez em todos os seus instantes e não se preocupe se está fazendo ou se fará as coisas certas ou erradas.
Siga e confie nas orientações do seu(sua) médico (a).
Além disso, como mãe, seu coração vai te ditar tudo o que precisar, confie nele!
Aproveite ao máximo cada segundo, pois cada momento é único e esse privilégio não é dado a todas.
Conclusão
A gestação é sem dúvida um momento lindo na vida de qualquer mulher.
No entanto, esse período mágico também pode vir carregado de muita turbulência, seja ela física ou emocional, além disso, carregado também de muitas dúvidas e palpites alheios.
O corpo, a mente e a vida passam por inúmeros processos de transformação, que te conectam a uma nova e maravilhosa experiência: a maternidade.
Porém, para que todos esses processos sejam vividos de forma consciente e com tranquilidade, oriento que sempre consulte o seu(sua) médico(a) em caso de dúvidas, sintomas ou para qualquer informação.
Caso você queira ter um acompanhamento humanizado, agende uma consulta comigo através do WhatsApp.
Será um prazer estar ao seu lado nesse momento especial.
Para manter-se antenada em conteúdos sobre maternidade, obstetrícia e partos, fique ligada aqui no meu Blog.
Por aqui, trago sempre os melhores conteúdos para manter as mamães e futuras mamães munidas de informações de qualidade.
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





