O que você vai encontrar aqui:
ToggleViajar de avião durante a gestação ainda é um assunto que gera diversas dúvidas nas gestantes. Por isso, é comum que as futuras mamães se preocupem com esse tema durante o seu período de gestação — principalmente as mães de primeira viagem.
Como as viagens aéreas são muito comuns, é importante saber que existem algumas regras e até riscos em alguns casos.
Por isso, se você quer saber se pode viajar de avião no período gestacional, fique aqui comigo, pois no artigo de hoje eu vou sanar essa dúvida de uma vez por todas.
Mulheres grávidas podem viajar de avião?
Sendo bem direta, a resposta é sim! Claro que as mulheres grávidas podem viajar de avião. No entanto, existem algumas regras para que isso aconteça.
A viagem aérea só é indicada para as mulheres que estão passando por uma gestação sem riscos e que estejam com a saúde em dia, o mesmo vale para o bebê.
Por padrão, as mulheres grávidas podem realizar vôos aéreos durante o primeiro e o segundo trimestre da gestação. Ou seja, até a 27ª semana em uma gestação normal ou até a 25ª semana em uma gravidez de gêmeos, a mulher pode viajar sem nenhum problema.
Porém, é importante ressaltar que toda mamãe deve se consultar com seu médico antes de programar qualquer viagem.
Isso porque cuidados extras podem ser solicitados caso a mulher apresente algum tipo de sangramento, pressão alta, diabetes ou qualquer outro tipo de doença que exija maior atenção.
Quando não é indicado uma grávida andar de avião?
De acordo com especialistas, um voo aéreo para gestantes não é indicado nos três primeiros meses de gravidez. Isso porque, neste período, o bebê está no início da sua formação e precisa de um bom desenvolvimento para crescer saudável.
Além disso, nessa fase da gravidez, o risco de aborto espontâneo é maior, pois pesquisas cientificas apontam que casos de aborto espontâneo nos primeiros meses de gestação constumam ser mais frequentes.
Como o embrião é a junção do material genético da mãe com o do pai, o sistema imunológico, em casos específicos, pode tentar expulsar o feto, devido à diferença entre os materiais.
Durante o primeiro trimestre de gestação, a mulher também está propensa a ter mais sonolência, enjoos e outros sintomas que podem tornar a viagem desconfortável.
Riscos principais para uma gestante viajar de avião
Os principais impeditivos para uma gestante não poder viajar de avião estão relacionados a doenças ou qualquer tipo de problema que possa colocar em risco a saúde do bebê ou da própria mãe.
Por isso, a gestante deve sempre consultar com seu médico antes de viajar.
De modo geral, as condições que podem gerar riscos em um vôo são:
- Pressão alta;
- Diabetes normal ou diabetes gestacional;
- Sangramento;
- Ter tido um parto prematuro anteriormente;
- Abortos espontâneos anteriormente;
- Doenças que necessitam acompanhamento médico constante.
- Anemia severa;
- Anemia falciforme;
- Insuficiência placentária;
- Propensão de formação de coágulos.
Caso a mulher tenha algum desses problemas citados acima, a recomendação é que o voo seja feito somente em casos de extrema necessidade.
Mulheres grávidas podem realizar viagens internacionais?
É comum que algumas gestantes se privem de realizar uma viagem internacional por medo de passar por algum risco, por conta do tempo de voo ou das condições.
Porém, não existe nenhuma legislação específica para voos internacionais. Sendo assim, os cuidados recomendados são os mesmos de viagens em território nacional. Contudo, é importante ressaltar que viagens internacionais podem ser mais desgastantes e cansativas para as gestantes.
Uma dica para viagens ao exterior é reservar a passagem com um assento de maior conforto e próximo ao banheiro para que a mulher possa se sentir mais confortável, caso aconteça algum imprevisto.
Em caso de viagens internacionais, é imprescindível comunicar ao seu(sua) médico(a) com antecedência. Somente assim, a mulher poderá ver se existem riscos em viajar durante muitas horas.
Cuidados especiais para gestantes viajarem de avião
Agora já sabemos que viajar de avião não é um problema na gestação, desde que a gravidez não apresente riscos.
De todo modo, as mamães devem tomar alguns cuidados especiais para viajar de avião neste momento tão delicado de suas vidas.
Sabendo isso, eu listei algumas dicas do que pode ser feito para melhorar o conforto em viagens para as gestantes. Confira!
- Utilize roupas leves e confortáveis;
- Sente próximo ao banheiro;
- Utilize meias de compressão em viagens longas;
- Hidrate-se constantemente;
- Deixe o contato do seu médico em um local de fácil acesso;
- Leve bagagem de mão com medicamentos necessários;
- Descanse bem antes de viajar;
- Alimente-se com refeições equilibradas durante o vôo e antes dele;
- Realize exercícios para a circulação do sangue;
- Se o voo for longo, faça pequenas caminhadas ao redor do avião para destravar as pernas.
Conclusão
Existem casos em que realmente não há necessidade de cancelar uma viagem ou adiá-la por conta da gestação. Por isso, é necessário ficar atenta na hora de realizar uma viagem aéreo.
Além de seguir as dicas mencionadas no decorrer do texto, caso precise viajar de avião, se possível, conte com a presença de uma companhia segura, como seu parceiro(a) ou um parente próximo. Pois, deste modo, você não estará sozinha caso algo aconteça.
Em todos os casos, é importante ter sempre o contato do seu(ua) médico(a) em um fácil acesso para emergências.
Se possível, contrate um plano de saúde também, pois caso algo aconteça durante a viagem, você pode ir diretamente ao hospital local e ser atendida imediatamente.
Se todos os seus exames estiverem em dia e sua gestação não apresentar nenhum risco, não há motivos para não viajar de avião, dentro do limite estabelecido que é até a 25ª e 27ª semanas gestacionais.
Caso você deseje ter um acompanhamento médico humanizado neste momento tão especial, conte comigo! Agende sua consulta via WhatsApp agora mesmo.
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





