O que você vai encontrar aqui:
ToggleEngravidar é uma dádiva. Em geral, o acontecimento da gravidez se torna o centro de zelo e preocupação de pais, familiares e amigos. Um novo mundo, de fato, se abre e a nova família que começa a se formar (ou mesmo o bebê que entra em uma família que já existia) ganha novos ares de amor, carinho e expectativa.
Porém, não podemos negar. Decidir aumentar a família é um passo que envolve vários níveis de planejamento e algumas pessoas, quando fazem essa preciosa decisão, não têm conhecimento sobre muitas situações que a esperam.
Eu resolvi escrever esse breve artigo para falar um pouco sobre os importantes pontos a serem considerados antes da tomada de decisão. É claro que as realidades são múltiplas e tudo bem se você está lendo esse texto após a gravidez. O que quero aqui é estimular a reflexão crítica e ajudá-las a repensar a dinâmica familiar de uma forma estratégica, conforme possível.
Ainda que nem tudo ocorra de forma ideal, o nosso melhor possível é a chave aqui, combinado?
Separei abaixo algumas situações e dicas que irão te ajudar.
- A partir do momento em que o teste marcar positivo, você passará por diversas mudanças emocionais e físicas. Prepare-se e conte com ajuda de profissionais e rede de apoio familiar (conforme possível). Esse planejamento prévio é o que te acolherá e auxiliará nesse momento.
- O terceiro trimestre da gestação é conhecido como o mais incômodo em relação ao tamanho da barriga e a sobrecarga sobre os órgãos e ossos maternos. Sendo assim, saiba que, em termos gerais, essa época será desafiadora física e mentalmente.
- As relações sexuais podem mudar, mas sem pressão! Continue sua vida sexual normalmente. Espere, porém, certa mudança e saiba que, com o tempo, tudo voltará ao normal.
- O período pós-parto pode ser desafiador, mas, com planejamento e conhecimento sobre os assuntos que o rondam (amamentação, baby blues, puerpério etc), ele pode se tornar muito mais leve.
- Vale lembrar que a gestação em si é um período novo, de aprendizados no qual as mudanças hormonais e físicas são notórias.
- Mantenha uma boa rotina alimentar e física, com alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares. Em geral, o ideal é que – durante a gravidez – você mantenha esses cuidados prévios e não comece a se exercitar ou mude muito a alimentação subitamente. Já ter esses hábitos consolidados anteriormente é melhor para a saúde tanto da mãe como do bebê.
- Sentir o bebê se mexer é uma das melhores sensações da vida. Deixar-se tomar por tanto amor também é maravilhoso e, para que você melhor se prepare para isso, ter um planejamento e orientações adequadas é muito importante.
- Conhecimento de si e das situações ao seu redor é essencial para vencer as adversidades e se preparar para essa nova fase que se inicia.
Pontos adicionais a serem considerados.
O que eu sempre defendo é que informação é poder e se informar previamente é, de fato, o que garante uma boa jornada gestacional. Claro que os momentos são desafiadores e eu preciso reforçar alguns pontos adicionais abaixo:
- Se puder e, se achar necessário, tenha em mente que apoio psicológico pode ser necessário. Caso queira, já inicie acompanhamento terapêutico em paralelo.
- Os desafios emocionais antes, durante e depois do parto podem ser profundos. Peça ajuda.
- Da mesma forma, estabelecer uma rede de apoio pode não ser algo simples. Converse com sua família, perceba previamente com quem pode contar ou quais possíveis gastos com rede de apoio paga vocês podem vir a ter (por exemplo: faxinas, alimentos prontos, suportes).
Um dos pontos mais importantes.
Algo que eu não posso deixar de reforçar é: saiba que nem tudo podemos prever ou controlar. Por mais que possamos nos planejar e nos preparar financeira, emocional e fisicamente, nem sempre é possível deixar de viver imprevistos. Aprecie a jornada. O processo, ainda que desafiador, pode ser muito lindo.
Informe-se. Se eu puder deixar uma lição final, seria essa. Busque informações sobre corpo, desenvolvimento, planejamento familiar… Quanto mais informações você tiver, melhor. E lembre-se: você pode já iniciar um projeto de informação e pesquisa junto à sua equipe de saúde, independente de já estar grávida ou apenas em planos de estar.
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





