O que você vai encontrar aqui:
Toggle“Dra. Estou com 40 semanas de gestação e nada do meu bebê nascer. O que eu faço?”
Essa é uma situação bastante comum por aqui, pois, muitas mulheres pensam que 40 semanas é uma data limite e que ao completá-las imediatamente já é preciso ir para o Hospital e induzir o parto ou até mesmo já partir para uma cesariana, pois creem que seu bebê já passou da hora.
Mas, será que é isso mesmo?
Para entender melhor sobre esse assunto, te convido a ficar comigo até o final desse texto, pois tratei algumas perspectivas sobre essa reta final da gestação.
A verdade é que …
Com 40 semanas, que é a data provável do nascimento, e caso esteja tudo bem tanto com a mulher quanto com o filho, não há nenhuma necessidade de cesariana, pois ainda não passou da hora.
Aliás o que muitos não sabem é que:
- 60% dos bebês nascem com 40 semanas
- 15% dos bebês nascem com 41 semanas
E apenas:
- 20% dos bebês nascem entre 37 e 39 semanas.
- E apenas 2,5% nascem antes das 37 semanas ou depois das 42 semanas
Então, se você e o bebê estão bem monitorados, está tudo bem esperar o tempo dele.
A gestante deve continuar seu acompanhamento de pré-natal e nós apenas manteremos o acompanhamento e a observação mais de perto.
Vale ressaltar que a orientação de “esperar” é somente para os casos em que não há complicações e intercorrências (doença gestacional ou materna) indicando antecipação do trabalho de parto.
O que é o mais indicado?
É indicado que, chegando perto das 41 semanas, se faça uma avaliação de ultrassom de vitalidade do bebê e do volume de líquido, para termos a tranquilidade de esperar mais um pouco, pois uma gestação normal tem a duração de em torno de 42 semanas. ⠀
O bebê só é pós-termo (que “passou da hora” para o nascimento) quando está em 42 semanas. E ainda assim, com 42 semanas, vai para 0,2%, ainda é um risco baixo, que vai aumentando com o tempo.
Protocolos de Saúde
Todos os protocolos de saúde falam que, a partir de 41 semanas, o médico já tem a possibilidade e, a paciente a opção, de estimular o nascimento do bebê por meio da indução do trabalho de parto, se for possível.
Se não for possível, dependendo da condição clínica da mulher e das indicações médicas, é realizada a cesariana.
Ou seja, a partir das 40 semanas apenas mantemos o acompanhamento e a observação. Caso a mãe opte por aguardar o parto normal, é indicado que, chegando perto das 41 semanas, se faça uma avaliação de ultrassom de vitalidade do bebê e do volume de líquido, para termos a tranquilidade de esperar.
Caso ela não queira esperar, nem precisamos realizar essa avaliação, pois acontecerá na maternidade quando a paciente internar para induzir ou ter o parto cesariana.
Conclusão
Com 40 semanas, que é a data provável do nascimento, não existe indicação de cesariana, estando tudo bem tanto com a mulher quanto com o filho, pois ainda não passou da hora.
Então, não há nada que deva ser feito, desde que não haja complicações e intercorrências (doença gestacional ou materna) indicando antecipação do trabalho de parto.⠀
Por isso, é recomendado que você mantenha suas consultas e exames em dia e esteja sempre atenta a toda e qualquer orientação do seu profissional. Tenha seu médico sempre por perto para avaliar se realmente a melhor hora de vocês chegou.
Viva sua gestação com saúde e leveza! Tenha um acompanhamento adequado e humanizado com uma equipe de qualidade e experiente em humanização.
Se é isso o que você procura, agende uma consulta comigo através do WhatsApp.
Será um prazer te acompanhar nesse momento especial.
Para manter-se antenada em conteúdos sobre maternidade, obstetrícia e partos, fique ligada aqui no meu Blog.
Onde trago sempre os melhores conteúdos para manter as mamães e futuras mamães munidas de informações de qualidade.
Um abraço e até breve,
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





