O que você vai encontrar aqui:
ToggleVocê sabia que estudos mostram que a participação ativa do Pai desde a gravidez pode ser determinante para o sucesso da gestação, no parto, na amamentação e no puerpério?
Quando uma mulher está grávida é comum ouvir alguns casais dizerem “estamos grávidos” e é exatamente isso que acontece, pois este é um momento de ambos e a participação do Pai em todo o processo é fundamental.
Para o homem, é comum bater uma frustração sobre o que fazer para ajudá-la diretamente e isso é normal!
Papai, saiba que ter um filho é lindo, mágico e indescritível, mas essa maravilhosa missão também carrega muitas responsabilidades, que começam desde a gestação com sua parceira.
Por isso, neste texto de hoje abordarei esse tema.
Então, mamãe e papai, para saber o porquê dessa importância da figura paterna, fiquem aqui comigo até o final.
Qual é a importância do pai desde a gestação
Quando o pai está junto e apoia a mulher em suas escolhas, ela se sente mais segura, mais acolhida e mais preparada para enfrentar a grande aventura de gestar, parir, nutrir e criar um filho.
O Homem precisa se fortalecer cada vez mais e buscar ocupar seu lugar integralmente durante a gestação, parto e puerpério.
Ser pai é uma construção que se inicia na gestação do bebê. Mas, muitos pais se perguntam: Como eu posso ajudar a minha parceira?
São infinitas possibilidades que o Homem tem para ajudar a mulher a gestar, parir, amamentar e dar suporte e segurança.
Parceria e amor formam um belo conjunto e uma bela família!
O papai na gestação
Abaixo, separei algumas dicas para que você, papai, possa dar todo o suporte necessário à sua amada no período da gestação:
- Pesquise e se interesse pelo universo da gestação, procure ficar por dentro de tudo o que está acontecendo com a sua parceira durante os períodos da gestação.
- Sempre quando possível, acompanhe sua parceira nas consultas de pré-natal, tire suas dúvidas com o médico e demonstre interesse em aprender.
- Respeite o tempo dela, pois os hormônios estão à flor da pele. Então, sempre que algum problema surgir, respire fundo e pense que é apenas uma fase e que ela está passando intensamente por tudo o que a gestação trás.
- Tenha paciência, amorosidade e faça com que sua parceira sinta-se amada.
- Participe dos preparativos para a chegada do bebê.
- Ela está passando por um turbilhão de emoções, então, sempre que puder, dê todo o suporte necessário.
Caso desejem um acompanhamento profissional para lidar com as emoções, lembrem-se que existe a Psicologia Perinatal que pode ajudar o casal a passar pela gestação com tranquilidade e leveza e a se preparar para a chegada do bebê.
O papai no parto
Ter seu companheiro ali do lado no momento do parto, apoiando, dizendo palavras de força, dando as mãos, oferecendo ajuda para a mulher se levantar, mudar de ambiente, caminhar, se alimentar é muito importante.
O mesmo ocorre, caso seja necessário uma cesariana. Para a mulher é ótimo ter ali seu companheiro ajudando a lidar com os medos da cirurgia: anestesia, o corte, a ansiedade e tudo que cerca esse momento.
Um bebê que nasce cercado de amor e cuidado por todos os lados chega ao mundo de um jeito muito melhor.
Como diria Michel Odent, grande médico obstetra francês:
“O mundo é violento, porque os nascimentos são violentos. Para mudar o mundo, é preciso, primeiro, mudar a forma de nascer.”
Por isso, papai, sua presença e suporte no momento do nascimento é sem dúvida fundamental para sua parceira e para o seu bebê.
O papai no pós-parto
O pós-parto, também conhecido como puerpério, é um dos momentos mais intensos na vida da mulher.
Há pacientes que dizem que é até mesmo mais desafiador do que o Parto.
Esse é um momento que soma múltiplos desafios:
- A recuperação do parto (seja ele cesariana ou parto normal), as dores, sangramentos, o mal estar, a cicatrização;
- A amamentação que pode vir acompanhada de dores, rachaduras do bico dos seios, muito leite ou pouco leite, mastites e etc;
- O turbilhão emocional devido às alterações hormonais;
- O cansaço das noites sem dormir e dos cuidados com o recém-nascido.
E muito mais…
Diante de tantos desafios, a mamãe precisa de muito carinho, amor, atenção e de muita ajuda.
Nesse sentido, o Pai pode contribuir com pequenos gestos e atitudes que fazem toda a diferença.
Papais, aqui vão algumas dicas:
- Respeite o momento da mulher acima de tudo. É difícil, é intenso, ela pode e talvez precise chorar. Isso não é frescura, pois faz parte e é fisiológico. Compreenda, acolha, dê carinho.
- Ofereça água sempre que ela for amamentar. Amamentar dá muita sede e tomar bastante água é muito importante.
- Ajude-a a ter momentos de descanso. Pegue o bebê após as mamadas, coloque para arrotar e dormir para que ela possa descansar e repor as energias.
- Ajude-a nos cuidados pessoais. Às vezes a rotina do puerpério é tão intensa que ela faz tudo correndo e deixa de fazer algumas coisas. Ajude-a a se lembrar, fique com o bebê para que ela possa se cuidar com calma.
- Peça ajuda às pessoas próximas para que revezem com você nos cuidados com a mamãe e com o bebê. Assim você não se exaure e terá disposição para ajudar.
- Convide a mamãe para ver um filme ou ler um livro ou fazer algo que ela goste (em casa mesmo). Ter algum momento de lazer vai ajudá-la a se revigorar.
Papai, essas são apenas algumas dicas, mas existem inúmeras outras maneiras de fazer a diferença.
Conclusão
O papel do Pai desde a gravidez é dar o suporte necessário à mãe em todos os sentidos, tanto emocional quanto físico.
No início, o essencial é auxiliar a companheira a passar pela gestação da melhor maneira e isso ajudará a criar laços afetivos com o bebê antes mesmo do nascimento.
O pai pode e deve dar assistência em tudo, tanto nos cuidados com o bebê quanto com a mãe. É fundamental ser compreensivo com as mudanças de humor, se informar e manter-se interessado em como ajudá-la a encarar os desconfortos de cada período.
Caso desejem ter um acompanhamento humanizado, agendem uma consulta comigo através do WhatsApp.
Será um prazer estar ao lado do casal nesse momento especial.
Para manterem-se antenados em conteúdos sobre maternidade, obstetrícia e partos, fiquem ligados aqui no meu Blog.
Por aqui, trago sempre os melhores conteúdos para manter as mamães e papais munidos de informações de qualidade.
Dra Marina Mariz
Ginecologista e Obstetra
Defensora do Parto Humanizado
Especialista em Gestação de Alto Risco
Uma das Fundadoras da Casa Perinatal
Para agendamentos e maiores informações sobre atendimentos, entre em contato no WhatsApp: 31 99608-2883, clicando no link a seguir você já será direcionado para esse whatsapp: https://bit.ly/34bfsVk





